ASSIM COMO DESCE A CHUVA E A NEVE DOS CÉUS, E PARA LÁ NÃO TORNAM, MAS REGAM A TERRA E A FAZEM PRODUZIR E BROTAR, DAR SEMENTE AO SEMEADOR E PÃO AO QUE COME, ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, ANTES FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA A QUE A ENVIEI.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.

TRANSLATOR

Translate

domingo, 6 de maio de 2012

ENSINO BÍBLICO PARA O CRENTE


“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”.

A igreja tem a responsabilidade de salvaguardar a verdadeira e original doutrina bíblica que se acha nas Escrituras e transmiti-las aos fiéis sem transigência nem corrupção. Fica subtendido, assim a necessidade do ensino bíblico na igreja.
Devemos notar, porém, o que Paulo escreveu no versículo acima: o ensino deve ser confiado a pessoas fiéis;  o que são homens fiéis? São os crentes, que realmente levam a Palavra de Deus a sério e a colocam em pratica âmbito da  sua vida, em suma vivem uma vida irrepreensível, 1Tm. 3:2. E ainda, tem mais um requisito, que sejam idôneos; segundo o dicionário, (idôneo:  Apto; capaz; que tem capacidade desempenhar bem certos cargos).
Observando bem estes dois quesitos requeridos e aconselhados  por Paulo, notamos, que o ensino bíblico na igreja, deve ir além da Escola Bíblica Dominical. Deve-se então instruir muito bem, na palavra, todas as pessoas separadas para obreiro, digo separadas para obreiro, porque elas já devem ter sido escolhidas com base no que está escrito, em, 1 Tm. 3: 1-13.
O tamanho do dizimo e a necessidade da pessoa na igreja (Por ex. um bom musico), não deve influenciar na escolha dos obreiros; mas a sua capacidade, vida santificada, bom testemunho em casa e em todos os lugares que ande, (alguém disse que: “a única bíblia que o mundo lê é a nossa vida”) devem ser apreciados e analisados, para então ser separado a obreiro.
Mas o porquê de tudo isto? É a responsabilidade que está escrita no mesmo verso, “para também ensinarem a outros”. Só uma pessoa com a vida santa, tem a capacidade e a moral de ensinar e requerer dos outros a santificação, haja visto os fariseus do tempo de Jesus, aos quais Ele chamava de hipócritas, porque ensinavam, exigiam dos outros, mas eles mesmo não faziam nem praticavam o que ensinavam.

1)- A Bíblia menciona as seguintes razões para o ensino bíblico, ou teológico, quer no lar, na igreja ou na escola (Para isso, os obreiros e os crentes em geral devem ser preparados:
a)- transmitir o evangelho de Cristo a crentes fiéis, para que conheçam (2Tm. 3:15; Jr. 2:8, guardem (2 Tm. 1:14), e ensinem a verdadeira fé bíblica (1Tm. 4:6,11; 2 Tm. 2:2) e a santidade de vida Rm. 6:17; 1Tm. 6:3);
b)- demonstrar aos estudantes a necessidade primordial de “batalhar pela fé (fé, aqui = todo o conteúdo da Palavra) que uma vez foi dada aos santos” ver Jd. 3, e dar-lhes os meios pelos quais possam defende-la contra as heresias (At. 20:31; Gl. 1:9; 1Tm. 4:1; 6: 3,4; Tt. 1:9);
c)- guiar os estudantes ao crescimento contínuo no caráter mediante, “a doutrina que é segundo a piedade” (1Tm. 6:3; cf. Js. 1:8; Sl. 1; 1,2; 119:97-100; Mt. 20:28; Jo. 17:14-18; 1Ts 4:1; 1Tm. 1;5; 4:7,16; 2Tm. 3:16);
d)- preparar os estudantes para fortalecer outros crentes e leva-los à maturidade espiritual de modo que juntos possam refletir a imagem de Cristo no lar, na igreja local de trabalho, demonstrando com suas ações serem realmente membros do corpo de Cristo (Ef. 4: 11-16);
e)- levar os estudantes a uma compreensão e experiência mais profunda do reino de Deus na terra e seu conflito contra o poder de Satanás (Ef. 6: 10-18).

                                                  Cont..

Acompanhe também os estudos:
As Obras da Carne x Fruto do Espírito http://josephaugustusmcmaranha.blogspot.com.br/
O Sermão do Monte – estudo no cap. 5 de Mt. http://fortalecendoasuafe.blogspot.com.br/

Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário