“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimentos na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.” Ml. 3:10.
Definição de Dízimos. A palavra hebraica para “dizimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.
1)- Na lei de Deus, os israelitas tinham a obrigação de entregar a décima parte das crias dos animais domésticos, dos produtos da terra e de outras rendas como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas (ver Lv. 27:30-32; Nm. 18:22-29; Dt. 14:22-29). O dízimo era primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes, Deus considerava o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dava na terra prometida (cf. Mt. 25:15; Lc. 19:13.)
2)- No amago do dízimo, achava-se a ideia de que Deus é o dono de tudo (Êx. 19:5; Sl. 24:1; 50: 10-12; Ag. 2:8). Os seres humanos foram criados por Ele e a ele devem o folego de vida, (Gn. 1:26,27; At. 17:28). Sendo assim, ninguém possui nada que não haja recebido originalmente do Senhor (Jó 1:21; Jo 3:27; 1Co. 4:70. Na lei do dizimo, Deus estava simplesmente ordenando que os seus lhe devolvessem parte daquilo que Ele já lhes tinha dado.
3)- Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios. Levítico descreve várias oferendas rituais; o holocausto, (Lv. 1:6,8-13), a oferta de manjares (Lv. 2:6,14-23), a oferta pacífica (Lv. 3:7,11-21), a oferta pelo pecado (Lv. 4:1-5:13; 6:24-20) e a oferta pela culpa (Lv. 5:14-6,7:1-10.
4)- Além das ofertas prescritas os israelitas podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram repetidas em tempos determinados (ver Lv. 22:18-23; Nm. 15:3; Dt. 12: 6,17), ao passo que outras eram ocasionais. Quando, por exemplo, os israelitas empreenderam a construção do Tabernáculo no monte Sinai, trouxeram liberalmente suas oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (ver Êx. 35:20-29). Ficaram tão entusiasmados com o empreendimento, que Moisés teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (Êx. 36:3-7). Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez um cofre para os israelitas contribuírem com generosidade (2 Rs. 12:9,10). Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo contribuiu generosamente para as obras da reconstrução do templo (2 Cr. 31:5-19).
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