Separação, (Santificação) – continuação
A palavra santificar, significa separar. Para o crente, a santificação tem três aspectos. Em primeiro lugar, o crente foi separado por meio de sua posição na família de Deus. A esse aspecto normalmente se dá o nome de santificação posicional. Significa ser separado como membro da família de Deus. Tal fato é verdade em relação a todo o crente, a despeito de sua condição espiritual, pois trata-se de um estado espiritual. Leia 1Co. 6:11 e lembre-se como era carnal a condição daqueles crentes. O fato de esta santificação posicional ser baseada na morte de Cristo fica claro em Hebreus 10:10.
Há, é claro o aspecto experimental da santificação. Pelo fato de termos sido separados, devemos ser crescentemente separados em nossa vida diária, 1Pd. 1:16. No sentido posicional ninguém é mais santo que os demais, mas no aspecto vivencial (vida diária) é bastante correto falar que determinado crente é mais santo ou mais santificado que outro. Todas as exortações do Novo Testamento sobre o crescimento espiritual são pertinentes a esta faceta progressiva e experimental da santificação.
Há ainda um sentido em que nenhum crente será totalmente santo para Deus, até que nossa posição e prática estejam em perfeita harmonia; e isso só sucederá quando virmos a Cristo em Sua vinda e nos tornarmos semelhantes a Ele, 1Jo. 3:1-3. Esta é nossa santificação futura ou definitiva, que aguarda nossa completa glorificação em corpos ressurretos, Ef. 5:26,27; Jd. 24,25.
Mundo
“Mundo (gr., kosmos), resumo: No sentido do atual sistema mundial, o sentido eticamente ruim do mundo refere-se à ordem ou arranjo sob o qual Satanás organizou o mundo eticamente da humanidade incrédula sobre os seus princípios cósmicos de força, ganância, egoísmo, ambição e prazer, Mt. 4:8,9; Jo. 12:31; 14:30; 18:36; Ef. 2:2; 6:12; 1Jo. 2;15-17. Este sistema mundial é imponente e poderoso sendo mantido com força militar; visivelmente é religioso, cientifico, culto e elegante na aparência; mas, embebido de rivalidades e ambições nacionais e comerciais, apenas se mantém sem qualquer crise verdadeira pela força armada, e é dominado pelos princípios satânicos, (Comp. Zc. 12:6; veja Mt. 4:8)”.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário