JESUS sendo a Palavra de Deus é a revelação de Deus ao homem de tudo aquilo que Deus quer que saibamos sobre Si. Jesus é a verdade personificada e a grande revelação do profundo Amor, Mesiricórdia, Longanimidade e Fidelidade de Deus, para com o homem.
ASSIM COMO DESCE A CHUVA E A NEVE DOS CÉUS, E PARA LÁ NÃO TORNAM, MAS REGAM A TERRA E A FAZEM PRODUZIR E BROTAR, DAR SEMENTE AO SEMEADOR E PÃO AO QUE COME, ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, ANTES FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA A QUE A ENVIEI.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.
TRANSLATOR
Translate
quarta-feira, 14 de março de 2012
A JUSTIFICAÇÃO
A palavra “justificar” (gr. dikaioo) significa ser “justo ( ou reto) diante de Deus”, Rm. 2:13, tornado justo, Rm. 5:18,19, “estabelecer como certo” ou “endireitar”. Denota estar num relacionamento certo com Deus, mais do que receber uma declaração judicial ou legal.
Deus perdoa o pecador arrependido, a quem Ele tinha declarado culpado segundo a Sua lei e condenado à morte eterna, restaura-o ao favor divino e o coloca em relacionamento correto (comunhão) com Ele mesmo e com a Sua vontade. Ao apostolo Paulo foram reveladas várias verdades a respeito da justificação e como ela é efetuada:
1)- A justificação diante de Deus é uma dádiva, Rm. 3:24; Ef. 2:8. Ninguém pode se justificar diante de Deus guardando toda a lei ou fazendo boas obras, Rm. 4:2-6. Ef. 2:8,9, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, Rm. 3:23.
2)- A justificação diante de Deus se alcança mediante a “redenção que há em Cristo Jesus”, Rm. 3:24. Ninguém é justificado sem que antes seja redimido por Cristo, do pecado e do seu poder.
3)- A justificação diante de Deus provém da graça, sendo obtida mediante a fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, Rm. 2:22,24; cf. Rm. 4:3,5.
4)- A justificação diante de Deus está relacionada ao perdão dos nossos pecados Rm. 4:7. Os pecadores são declarados culpados diante de Deus, Rm. 3:9-18,23, mas por causa da morte expiatória de Cristo e da sua ressurreição são perdoados, Rm. 3:25; 4:25; 5:6-10.
5)- Uma vez justificados diante de Deus, mediante a fé em Cristo, estamos crucificados com Ele, o qual passa a habitar em nós, Gl. 2:16-21. Através dessa experiência, nos tornamos de fato justos e começamos a viver para Deus, Rm. 2:19-21. Essa obra transformadora de Cristo em nós, mediante o Espírito Santo, 2Ts. 2:13; 1Pd. 1:2, não se pode separar da sua obra redentora a nosso favor. A obra de Jesus Cristo e a do Espírito Santo são de mútua dependência.
A seguir: A REGENERAÇÃO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário