ASSIM COMO DESCE A CHUVA E A NEVE DOS CÉUS, E PARA LÁ NÃO TORNAM, MAS REGAM A TERRA E A FAZEM PRODUZIR E BROTAR, DAR SEMENTE AO SEMEADOR E PÃO AO QUE COME, ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, ANTES FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA A QUE A ENVIEI.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.

TRANSLATOR

Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012



O Velho Testamento e o Novo Testamento
                                             Continuação


A aliança Mosaica (veio por intermédio de Moisés), foi dada as 12 tribos, as quais mais tarde vieram a formar a nação Israelita. Ela se dividia em três partes Dt. 4;44,45; 6:1, cada uma essencial á outra e juntas formavam a aliança, que são:
Os mandamentos, que expressam a justa vontade, de um Deus Justo e Santo. Êx. 20:1-26.
Os Juízos, que regulavam a vida social de Israel, Êx. 21:1-24:11.
E as ordenanças, que governavam a vida religiosa da nação. Êx. 24:12-31:18.
Estas três coletâneas de ordenanças, formavam o que ficou conhecido como “lei”. Aliás os judeus na época de Jesus usavam a expressão de “lei” para os quatro livros, escritos no deserto, que são: Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. é bem conhecida a expressão de Jesus quando se dirigiu aos Fariseus “na vossa lei” se referindo ao livro de Deuteronômio. Os mandamentos e ordenanças formavam o sistema religioso. Os mandamentos, como está escrito, eram “o ministério da condenação e da morte”, em, contraste com a “Nova Aliança que é o ministério do Espírito” 2 Co. 3:7-9;
As ordenanças davam na pessoa do sumo Sacerdote um representante do povo junto a Deus e nos sacrifícios uma cobertura para os pecados, uma antecipação à cruz Hb. 5:1-3; 9:6-9; comp. Rm. 3:25,26.
                                                                                                        Cont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário