ASSIM COMO DESCE A CHUVA E A NEVE DOS CÉUS, E PARA LÁ NÃO TORNAM, MAS REGAM A TERRA E A FAZEM PRODUZIR E BROTAR, DAR SEMENTE AO SEMEADOR E PÃO AO QUE COME, ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, ANTES FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA A QUE A ENVIEI.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.

TRANSLATOR

Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

 

                                 Continuação

 

Para sabermos a quem foi dada a lei, ou com quem foi feita a Velha Aliança, vamos analisar os textos bíblicos de Êx. 24:8; Dt. 5:1-3; 6:20-25.

Estes versículos são claros ao afirmar com quem foi feita a Aliança e a quem foi dada a lei, “ o Senhor nosso Deus fez conosco Aliança em Horebe” para que a cumprisse e assim viver por ela e ainda diz mais no v. 3 do cap. 5 de Dt., “que não foi com nossos pais que o Senhor fez este concerto (ou Aliança), senão conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos”; Temos então o testemunho de Moisés de que a Aliança foi feita com e para os Israelitas.

O apostolo Paulo, em Romanos 3:20; 5:13; 7:7; e 1Co. 15:56, nos esclarece o motivo para que foi dada a lei, “através da lei vem o conhecimento do pecado” em outras palavras do apostolo, “…nenhuma carne (ser humano) será justificada diante dele (de Deus) pelas obras da Lei (pela observância da lei), porque pela lei vem o conhecimento do pecado”, “porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia” isto é, os Judeus (ou Israelitas) que tinham a lei, mas a não poderam cumprir e foram desobedientes; e os gentios que sempre viveram sem lei, e eram desobedientes por natureza.

 

A desobediência e idolatria dos Judeus foi a causa de Deus anunciar uma Nova Aliança.

Vendo o seu povo, cair na idolatria e, em constante desobediência á sua lei, Ez. 20:11-13, 19-21. Deus por intermédio dos Seus profetas anunciou um novo concerto (Nova Aliança), para ficar no lugar do primeiro, Ez. 11:19,20; 36:26-29; Jr. 31:31-33; Hb. 7:18,19.

A Nova Aliança viria anular a anterior que se constituía de ordenanças e era ineficaz, “por causa de sua fraqueza e inutilidade, Hb. 7; 18,19, “ pois a lei nunca aperfeiçoou cousa alguma, e por outro lado, se introduz esperança superior..”. A lei era impotente para restabelecer o homem, pois ela o acusa, a lei era um “ministério de condenação e de morte”. 2Co. 3:7.

 

                                                          Cont.    A Nova Aliança

Nenhum comentário:

Postar um comentário