Dízimos e Ofertas – final
A área financeira é grandemente atacada pelo inimigo, e ele tem vencido muitos crentes. Sem falar em outras áreas da vida dos servos de Deus em que ele praticamente já ganhou a batalha, tais como: roupas sensuais, que expõem a sensualidade da mulher, hoje ao entrar nas igrejas não se sabe mais quem é crente quem não é, tal a vulgaridade de nossas irmãs, (no vestir) e não vou entrar na área do pecado que tem entrando avassaladoramente nas igrejas. Na verdade as igrejas tem se tornado um clube ou um lugar de encontro social.
Bem mas vamos falar de dizimo. O Diabo procura colocar na mente das pessoas que é um absurdo dar dizimo, na realidade ninguém repara que ele cobra dos ímpios muito mais que dez por cento, no cigarro, na bebida, e outros vícios em que ele escraviza as pessoas. No final da vida a maioria das pessoas está com a saúde tão debilitada que passa o resto da vida tomando vários remédios em que gasta boa parte da aposentadoria.
Muitos dizem que o dizimo foi um imposto colocado na lei por Deus, dada aos Israelitas, e que na era da graça ele não vigora para a igreja. Para nós entendermos e ficarmos esclarecidos, vamos ver na Bíblia onde se falou pela primeira vez de dizimo, Gn.14:18-20, Abraão pagou o dizimo ao sacerdote rei de Salém (Jerusalém), este fato aconteceu muitos anos antes da lei.
Mas porque Abraão pagou o dizimo?
1)- O sacerdote veio em nome do “Deus Altíssimo, o Possuidor (dono) dos céus e da terra!” (v.19). Quando Abraão tomou conhecimento do nome “Deus Altíssimo” e entendeu que o seu Deus era Possuidor (dono) de tudo “dos céus e da terra” então pagou o dizimo. (Deus através da Bíblia se revelou pelos Seus Nomes, para Moisés Ele se revelou como o Deus “Eu sou o que sou” o que existe por si mesmo, não depende de nada para existir, vemos isso na sarça ardente ela ardia mas não se queimava (não se consumia)).
2)- Melquesideque, veio em nome de Deus “Deus Altíssimo”, isto quer dizer, que ele representava Deus,(Hb.7:2), Abraão ao dar o dizimo o deu a Deus e não ao sacerdote. (Note que Abraão não ficou com especulações como o dizimo ia ser gasto e não se interessou em conhecer a vida do sacerdote, então não fique com desculpas, para não pagar o dizimo).
3)- No livro de Hebreus no capitulo sete verso nove e dez, (Hb. 7:9,10) está escrito que Levi também pagou o dizimo, porque estava nas entranhas de Abraão e nós sendo filhos de Abraão, na fé, devemos pagar também. O verso oito diz: “E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, (no céu), porém aquele de quem se testifica que vive (Jesus). Jesus como o Sumo Sacerdote,(5:6; 6:20) recebe os nossos dízimos e nos abençoa. Creio que esta é uma boa razão para se pagar o dizimo, se quiser-mos ser abençoados.
O dizimo para ter valor diante de Jesus Cristo tem que envolver alguns requisitos:
1)- AMOR – Tem que ser uma contribuição de gratidão e espontânea, reconhecendo em Deus o provedor, de todos os nossos bens e assim colocamos essa área da nossa vida debaixo da proteção de Deus. Jó 1:10, Satanás diz para Deus, que Ele tinha cercado a Jó com uma sebe (cerca viva, de arbustos). Deus ensinou o modo certo de se chegar ao altar trazendo as ofertas, (Dt.26:10-15) principalmente os vs.10 e11a, e temos que estar em paz com nosso semelhante, Mt.5:23,24; Mc.11:25,26.
2)- SACRIFICIO - Ao lermos no livro de 2 Sm. 24:24, entendemos bem, assim como Davi entendia, disse Davi: “…não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada…”. Na oferta de viúva pobre entendemos melhor, Jesus realça não o valor da oferta, mas o sacrifício feito, “…da sua pobreza deu tudo o que tinha, todo o seu sustento” Mc. 12:42; Lc.21:3. Na verdade ao darmos nossos dízimos e ofertas temos que ter em mente o sacrifício de Jesus feito por nós na cruz do Calvário, onde Ele se entregou para nos dar todas as bênçãos, “por amor de nós sendo rico se fez pobre”.
3)- ALEGRIA – Tem que ser abnegado, dar com alegria, pois Deus ama a quem dá com alegria, (2Co.9:7) e não com tristeza no coração, Deus não precisa do meu e do teu dinheiro.
Finalizando
A instituição do dizimo na igreja além de ser bíblico, é uma forma racional de ninguém contribuir mais do que outro, não importa se contribuo-o com dez reais e o meu irmão com mil reais, ambos estamos contribuindo com dez por cento. Ninguém contribui com mais ou com menos, todos contribuem igualmente ( dez por cento) não importa o valor monetário que isso represente. Fica esclarecido então, que na igreja não existe dizimo maior ou menor, todos contribuem igualmente.
Amém
************************************
Compartilhe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário