ASSIM COMO DESCE A CHUVA E A NEVE DOS CÉUS, E PARA LÁ NÃO TORNAM, MAS REGAM A TERRA E A FAZEM PRODUZIR E BROTAR, DAR SEMENTE AO SEMEADOR E PÃO AO QUE COME, ASSIM SERÁ A PALAVRA QUE SAIR DA MINHA BOCA; ELA NÃO VOLTARÁ PARA MIM VAZIA, ANTES FARÁ O QUE ME APRAZ E PROSPERARÁ NAQUILO PARA A QUE A ENVIEI.
SECA-SE A ERVA E CAI A SUA FLOR MAS A PALAVRA DE NOSSO DEUS PERMANECE ETERNAMENTE. Is. 40:8; 55:10,11.

TRANSLATOR

Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A SALVAÇÃO

 

 

O Plano da Salvação

No primeiro capítulo de Genesis, temos não apenas o registro da criação material original, mas também sua ruína e recriação; e  uma descrição do plano de salvação.

 No livro de Genesis 1:1, encontramos o universo surgindo perfeito das mãos de Deus. (Em Isaias lemos que Deus fez a terra perfeita para ser habitada e não um caos, Is. 45:18) Foi arruinado pela rebelião de Satanás (Is. 14:12-17; Ez. 28:12-19)  e resulta no quadro de destruição descrito em Genesis 1:2.

Então, Deus começa a recriar, através da atuação do Espírito Santo e de sua Palavra, criando em primeiro a luz, imprescindível a toda a vida orgânica; segundo somos informados no versículo 3.

Igualmente, o homem foi feito por Deus no principio, bom á Sua imagem e semelhança; Veio o pecado; outra vez  por intermédio de Satanás , e o homem foi arruinado, amaldiçoado e perdido. É assim que Deus encontra o pecador.

Tem inicio, então a obra redentora, a que Paulo bastante significativamente, chama de: uma nova criação. “Assim se alguém está em Cristo, nova criatura é”. A palavra “criatura” em 2Co. 5:17 é, literalmente, “criação”. Desse modo, Deus nos reporta de volta à criação, quando se refere a estarmos em Cristo.

 

 

Aplicação Espiritual

No ensino da bíblia com respeito à primeira criação. Aprendemos a recriação do pecador.

A criação foi feita perfeita por Deus, mas arruinada pelo pecado. era uma desolação total, “um caos”. Entretanto, a sua desesperadora condição era o cenário para a grande demonstração do poder do Criador, em fazer surgir a vida da morte, e alguma coisa do nada.

Antes, portanto, de o pecador poder tornar-se uma nova criação, ele deve ser reduzido a nada, pois a própria palavra “criação”, no sentido mais estrito significa gerar do nada. Enquanto o pecador imaginar que pode conseguir alguma coisa pelo seu próprio mérito, ganhar ou merecer a salvação, permanecerá desassistido, à mercê da própria sorte. Enquanto imaginar que pode ajudar a Deus, no pouco que seja em favor da sua salvação ele não pode ser salvo.

A bíblia é de clareza cristalina a esse respeito. Este é o significado do “convencimento”, Jesus disse, referindo-se ao Espírito Santo, que quando Ele vier, “convencerá o mundo do pecado da justiça e do juízo” (Jo.16:8). A palavra “convencer” significa declarar-se culpado, reconhecer o erro. A primeira tarefa do Espírito Santo sobre o pecador é provar que ele é culpado, despi-lo de qualquer desculpa. O Espírito primeiro convence o pecador, isto, é, prova sua culpa e depois oferece a salvação.

 

                                             Cont..

Nenhum comentário:

Postar um comentário